FORMADORES

Formação de Formadores:

O CEIA irá ministrar cursos de formação de treinadores de equitação geral e de disciplinas (Obstáculos, Dressage, etc.), de acordo com o Plano Nacional de Formação de Treinadores implementado pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), estando apenas a aguardar a finalização do período de transição definido para a implementação deste novo Plano no país, a fim de dar início a estas acções de formação.

Este Plano prevê quatro níveis de qualificação (do I ao IV) também conhecidos em gíria equestre por Ajudante de Monitor, Monitor, Instrutor e Mestre.

Pretende-se que, à semelhança do que já era definido pelo International Group for Equestrian Qualification (IGEQ) mas para três níveis, a qualificação nesta carreira seja progressiva e intervalada por períodos de experiência profissional e pedagógica obrigatórias.

Estas certificações permitem que os futuros treinadores possam ministrar lições e ser responsáveis técnicos em Centros Hípicos e outras instalações equestres.

O CEIA promove estágios com formadores do mesmo ou com formadores externos, cujos objectivos são definidos pelo Director Técnico (preparação para participação em competições, preparação para a realização de exames de selas, ou outros).

Para além das modalidades descritas, o CEIA irá promover o desenvolvimento de outras modalidades tais como Equitação de Trabalho, TREC, Horseball, Volteio Artístico e outras, sempre que as condições de disponibilidade de formadores, número de alunos e equipamentos o permitam.

O CEIA promoverá ainda o turismo equestre na Região de Turismo do Oeste, através da organização de passeios equestres, em parceria com operadores de turismo que contribuam para o enriquecimento histórico local, para o apoio gastronómico e de alojamento dos participantes.